segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Herbert de Perto

Com uma edição impecável e sem apelar para sentimentalismos baratos, Roberto Berliner e Pedro Bronz mergulharam na vida do lider dos Paralamas do Sucesso, Herbert Vianna, e trouxeram à tona um dos melhores documentários apresentados nos últimos tempos.

Em "Herbert de Perto" Bronz e Berliner, que acompanha a banda desde 1983, exibem imagens raras de shows, da vida íntima, de amigos, ensaios e depoimentos sobre um exemplo máximo de superação.

Herbert não virou um mito porque foi dado como morto e hoje, de maneira inexplicável, continua encantando gerações com sua música. Herbert Vianna, o "artesão do pop", como classificou o amigo Dado Villa-Lobos, é um mito por enxergar a música como merecidamente deve ser. Ele investiga, viaja, escuta, não descansa.

E isso é muito bem mostrado nesse impecável documentário, que choca logo no inicio. Na primeira sequencia de imagens aparece um Herbert Vianna ainda garoto dizendo que, se lhe acontecesse alguma coisa na vida, alguma tragédia, ele lutaria para reconquistar tudo o que havia conseguido até então. Além de músico, profeta!

E o que impressiona nesse trabalho é todo um conjunto que conta não somente com a história do músico, mas com o tratamento dado às imagens e sua sequencia, o que permite um toque primoroso ao documentário, fugindo do lugar-comum que impera nessa categoria.

Parabéns primeiramente ao Herbert Vianna por tudo o que ele representa como músico e como homem, pela busca incessante pelo conhecimento. Um "viva!" pelo trabalho tão carinhosamente arquitetado por Roberto Berliner e Pedro Bronz. Isso é cinema!

Nenhum comentário: