sexta-feira, 2 de outubro de 2009

As Olimpíadas de 2016 são do Rio

Eu já sabia!

As Olimpíadas de 2016 são do Rio de Janeiro! Mais uma vez a Cidade mostrou o que nem precisava mais provar: que ela é maravilhosa.

Não fazemos parte do primeiro mundo, nossas riquezas não se comparam com as de Tóquio e Madri, que também estavam na disputa, mas, como disse o presidente Lula, “enquanto as outras cidades mostraram projetos nós mostramos o nosso coração, a nossa alma”.

E é esse um dos principais motivos que fazem o Mundo todo olhar para o Rio: nossa emoção exacerbada, esse calor humano que só o carioca é capaz de transmitir.

Desde as 10h da manhã eu acompanhei bem de pertinho, da praia de Copacabana, toda a festa que a cidade preparou para receber a notícia de quem iria sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Às 12h veio a maior surpresa do dia: Chicago foi a primeira cidade a ser eliminada. Todos esperávamos que o Rio disputaria pau a pau com os americanos, o que não aconteceu. Isso sem contar que até eles torciam por nós.

Logo após o anúncio da eliminação de Chicago soubemos que Tóquio também estava fora da disputa. Cerca de cem mil pessoas vibravam nas areias de Copacabana com o aumento da possibilidade de o Rio receber as Olimpíadas.

A tensão tomava conta do público. Ninguém mais escondia o nervosismo. Para acalmar os ânimos o cantor Lulu Santos tocou seus maiores sucessos em um palco montado em frente ao Copacabana Palace. Mas o que queríamos mesmo era saber o resultado final dessa disputa que acontecia há dois anos. E, somente às 13h50, pessoas de todas as idades, de todo canto do país se abraçavam felizes com a notícia de que o Rio de Janeiro havia conquistado esse privilégio de receber o evento esportivo mais importante depois da Copa do Mundo.

O interessante é que apesar de todos os problemas que enfrentamos em diversos setores nós somos nota mil no quesito união. Num momento como esse nos esquecemos de raça, credo, condição social e nos unimos em prol de um mesmo ideal.

Caminhando pelas areias pude observar artistas, atletas como Shelda e Leila, que nos deram muitas alegrias no vôlei, a ginasta Daniele Hypólito, o judoca Flavio Canto, enfim, todos celebrando juntos a vitória não só do Rio, mas do Brasil e da América do Sul!

Eu não tenho palavras para descrever o que vi na praia de Copacabana. Muitos que ali comemoravam sequer têm noção dos benefícios que teremos com a vinda das Olimpíadas, que acontecem dois anos depois da Copa do Mundo, que também será aqui.

Mas isso não importa nesse momento. O que importa é que o Brasil mostrou sua força e que o Mundo terá que nos engolir!!!!