
Baseado no livro Savage Grace, Pecados Inocentes é estrelado por Julianne Moore, no papel de Barbara, uma bela e charmosa atriz que se casa com o rico empresário Brooks Baekeland (Stephen Dillane) e faz de tudo para se adaptar ao seu meio social.
O casal tem um filho, Antony, desde cedo idolatrado pela mãe. É ele, aliás, que narra a história. Quando adolescente, suas relações homossexuais revoltam seu pai, que o despreza e abandona a família. Mãe e filho vivem então um para o outro, numa cumplicidade que chega a ser doentia.
Barbara é uma mulher completamente instável, o que se vê desde o início e que piora com o tempo. Tony é um homem confuso, que não sabe bem o que é. Ele sofre com o desprezo do pai e os descontroles da mãe. Sempre de mudança, a única coisa na qual se apega é a coleira do cachorro que teve quando criança. E é esse pequeno fator que vai iniciar a discussão que o leva a matar Barbara.
O assunto é tão delicado que o filme demorou pelo menos oito anos para ficar pronto.
Mas o que ajudou muito foi o fato de o diretor Tom Kalin abordar a tragédia de Barbara num tom suave, sem transformá-la em um monstro.
Pelo contrário. O que o público observa é uma linda mulher, que de repente conseguiu um status por se casar com um homem bem sucedido, mas descobre que nada disso a livra da depressão e da promiscuidade. O mais intrigante é que Barbara não enxerga maldade em seus atos, principalmente com o filho. Para ela é apenas proteção.
Mas Kalin está acostumado com esse tipo de tema. O diretor gosta de abordar assuntos como homossexualidade e Aids. Seu trabalho tem sido aclamado pela crítica e recebido vários prêmios e indicações, incluindo honrarias do Festival Internacional de Cinema de Berlim, Festival de Cinema de Sundance e outros festivais de cinema de diversidade sexual. Kalin ganhou o Gotham Awards Open Palm Award (por Swoon - Colapso do Desejo) e foi indicado para dois Independent Spirit Awards.
Pecados Inocentes é seu último trabalho, após 15 anos sem filmar um longa-metragem. O filme está para estrear em 25 de abril.
Ficha técnica
Título original: Savage Grace
EUA, 2006, 97 minutos
Gênero: Drama
Direção: Tom Kalin
Roteiro: Howard A. Rodman, adaptado do livro homônimo de Natalie Robins e Steven M.L. Aronson
Fotografia: Juan Miguel Azpiroz
Edição: John F. Lyons
Distribuição nacional: California Filmes
Elenco
Julianne Moore - Barbara Daly Baekeland
Stephen Dillane - Brooks Baekeland
Eddie Redmayne - Tony Baekeland
Barney Clark - Tony criança
Elena Anaya - Blanca
Belén Rueda - Pilar Durán
Abel Folk - Carlos Durán
Hugh Dancy - Sam Green
Unax Ugalde - Black Jake