terça-feira, 6 de maio de 2008

EXPOSIÇÃO


Artista plástico transforma lixo em arte
Não jogue fora todo o seu lixo – doe-o para Sergio Cezar, artista plástico que transforma sucata em esculturas, retratando poeticamente a vida em comunidades pobres, fazendo a ponte entre a favela e a arte.

Para quem não o conhece, sua obra mais famosa pode ser vista todos os dias, na abertura da novela “Duas Caras”, da Rede Globo e, agora, esse e outros trabalhos encontram-se na exposição “Reciclando o Olhar”, no Centro do Rio.

Ainda muito jovem, Sergio percebeu a distância entre as manifestações artísticas e as pessoas de classe baixa e teve a sensibilidade de enxergar que o dia-a-dia dessa gente pode ser contado em uma simples e bela maquete. Como? Juntando entulhos e construindo, com uma riqueza de detalhes, casas, vilarejos, cidades, assim como cresce uma favela.

Embora não haja personagens, as esculturas são tão vivas e coloridas que pode-se escutar crianças brincando, vizinhos conversando, lavadeiras cantando. É a vida simples retratada com uma originalidade ímpar, do jeitinho brasileiro.

Negro de família humilde, o filho de porteiro e empregada doméstica trabalha, há 25 anos, com meio ambiente e inclusão social. Em 1998, criou a ONG Recuperar-te, onde dá cursos de artesanato para crianças e jovens de comunidades.

As obras do arquiteto do papelão, como é conhecido, estão no Centro Cultural da Justiça Federal, na exposição “Reciclando o Olhar”, que ficará no espaço de 6 de maio a 8 de junho. O horário de visitação é de terça à sábado, das 12h às 19h, com entrada franca.

Lembrando que o CCJF fica na Av. Rio Branco, 241, Cinelândia.

Nenhum comentário: